Atividade 3.5 - conceito de currículo e o processo de integração de
tecnologias ao currículo
Daniela Pegorari
Cezar Silva
Sirley Aparecida
Bueno Dutra
Daniela Donata
Scuderi
Segundo nossa
pesquisa ao dicionário, “Currículo são as disciplinas de um curso escolar”. Sendo
assim , não podemos deixar de falar em metodologias e estratégias que deverão
ser utilizadas para que o currículo seja cumprido como foi programado.
Entendemos como
benéficas as contribuições que a tecnologia traz para o desenvolvimento de
novas metodologias e estratégias de ensino, proporcionando a integração do
projeto curricular com a intencionalidade pedagógica de desenvolver a
capacidade de pensar e aprender, interagindo com o objeto de conhecimento
(conteúdo).
Acreditamos que
dentre as várias contribuições que a tecnologia oferece, podemos citar:
articulação entre disciplinas e mídias digitais; tecnologia digital de busca,
seleção, articulação e produção de novas informações; comunicação
multidirecional; representação e produção colaborativa de conhecimento;
inter-relação entre tecnologia, conteúdo e educação; metodologias que levam em
conta o interesse e as preferências de aprendizagem dos alunos, etc.
Também cremos no
pensamento que a tecnologia por si só não é capaz de revolucionar e nem
resolver todos os problemas da educação, mas a forma de encarar esta
tecnologia, por parte dos profissionais da educação é determinante para que a
mesma seja uma forte aliada na mudança de paradigmas, concepções e atitudes
frente as inovações pelas qual a sociedade passa atualmente e que são exigidas
da escola.
Ao adotarmos
esta nova ferramenta metodológica, estaremos abrindo caminho para uma
aprendizagem construcionista e estaremos proporcionando a interação entre
tecnologia e currículo, bem como estabelecendo um novo vínculo com os alunos,
pois deixaremos de ser um transmissor de informações e nos tornaremos
mediadoras proporcionando situações de aprendizagem significativas, onde os
alunos serão construtores de seu próprio conhecimento.
Entendemos que uma
das formas de se trabalhar o currículo é utilizando projetos de aprendizagem,
porém deve se ter o cuidado de não se propor projetos prontos aos educandos,
devemos elaborar os mesmos, visando atender as reais necessidades de nossos
alunos, bem como tirando suas dúvidas sobre determinado tema, através da
execução do projeto, ou propiciando aos alunos o desenvolvimento de projetos
próprios, que venham satisfazer as curiosidades dos mesmos em relação ao
conteúdo estudado, ampliando desta forma sua aprendizagem. ·.
Nenhum comentário:
Postar um comentário