Seguidores

terça-feira, 31 de julho de 2012



 Atividade 3.5 - conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo


Daniela Pegorari Cezar Silva
Sirley Aparecida Bueno Dutra
Daniela Donata Scuderi



Segundo nossa pesquisa ao dicionário, “Currículo são as disciplinas de um curso escolar”. Sendo assim , não podemos deixar de falar em metodologias e estratégias que deverão ser utilizadas para que o currículo seja cumprido como foi programado.
Entendemos como benéficas as contribuições que a tecnologia traz para o desenvolvimento de novas metodologias e estratégias de ensino, proporcionando a integração do projeto curricular com a intencionalidade pedagógica de desenvolver a capacidade de pensar e aprender, interagindo com o objeto de conhecimento (conteúdo).
Acreditamos que dentre as várias contribuições que a tecnologia oferece, podemos citar: articulação entre disciplinas e mídias digitais; tecnologia digital de busca, seleção, articulação e produção de novas informações; comunicação multidirecional; representação e produção colaborativa de conhecimento; inter-relação entre tecnologia, conteúdo e educação; metodologias que levam em conta o interesse e as preferências de aprendizagem dos alunos, etc.
Também cremos no pensamento que a tecnologia por si só não é capaz de revolucionar e nem resolver todos os problemas da educação, mas a forma de encarar esta tecnologia, por parte dos profissionais da educação é determinante para que a mesma seja uma forte aliada na mudança de paradigmas, concepções e atitudes frente as inovações pelas qual a sociedade passa atualmente e que são exigidas da escola.
Ao adotarmos esta nova ferramenta metodológica, estaremos abrindo caminho para uma aprendizagem construcionista e estaremos proporcionando a interação entre tecnologia e currículo, bem como estabelecendo um novo vínculo com os alunos, pois deixaremos de ser um transmissor de informações e nos tornaremos mediadoras proporcionando situações de aprendizagem significativas, onde os alunos serão construtores de seu próprio conhecimento.
Entendemos que uma das formas de se trabalhar o currículo é utilizando projetos de aprendizagem, porém deve se ter o cuidado de não se propor projetos prontos aos educandos, devemos elaborar os mesmos, visando atender as reais necessidades de nossos alunos, bem como tirando suas dúvidas sobre determinado tema, através da execução do projeto, ou propiciando aos alunos o desenvolvimento de projetos próprios, que venham satisfazer as curiosidades dos mesmos em relação ao conteúdo estudado, ampliando desta forma sua aprendizagem. ·.

Nenhum comentário:

Postar um comentário