Seguidores

terça-feira, 31 de julho de 2012


Atividade 3.4 -  desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo: grupo, a distância, nível de intervenção na prática –


Plantando feijões

 

Autoras:
Daniela Pegorari Cezar Silva
Sirley Aparecida Bueno Dutra
Daniela Donata Scuderi

S.S.Paraíso-CMEI Otilia Amaral

 

O que o aluno poderá aprender com esta aula
 
. Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.
. Valorizar a vida nas situações que impliquem cuidados prestados às plantas
. Perceber que suas produções podem ser registradas e compartilhadas em blogs educacionais

Duração das atividades
 
6 aulas de 50 minutos (aproximadamente)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
 
Assistir o filme João e o Pe de Feijão disponível em 5 partes no endereço eletrônico: http://www.youtube.com/watch?v=qSKYe7MTROQ&feature=channel&list=UL
Ler o livro João e o Pé de Feijão disponível na biblioteca do CMEI Otilia Amaral
Estratégias e recursos da aula
1ª aula

Recordar a história (que poderá ter sido trabalhada em aulas anteriores) o livro João e o Pé de Feijão disponível na biblioteca do CMEI Otilia Amaral
Realizar o plantio de feijõezinhos com as observações colhidas durante o seu desenvolvimento.
Combinar com os alunos que será feita a experiência de plantar feijões nos copinhos de café, tendo o algodão no fundo dos mesmos embebecido em água.
Observar diariamente o desenvolvimento dos feijões e fazer o registro em uma folha que ficará exposta no varal de trabalhos. (O plantio poderá ser feito numa segunda-feira, a fim de que os alunos possam, por 10 dias consecutivos, fazer a observação em conjunto).
Paralelamente aos feijõezinhos plantados pelos alunos, fazer o plantio de três potes de feijões. Um será colocado numa caixa fechada, outro ficará sem água e o outro será cuidado todos os dias.
2ª aula:
Registro, pelos alunos da observação: 2° dia do Feijãozinho.
3ª aula:
 Assistir o filme João e o Pe de Feijão disponível em 5 partes no endereço eletrônico: http://www.youtube.com/watch?v=qSKYe7MTROQ&feature=channel&list=UL
Registro do 3° dia do desenvolvimento do feijãozinho.
4ª aula:
Recortar de revistas variadas, diferentes tipos de sementes que se comem para, posteriormente, fazer uma colagem sobre o tema.
Registrar o 4° dia do Feijãozinho.

5ª aula:

Registro do 5° dia do Feijãozinho
Os alunos levarão o feijãozinho e a folha para fazerem o registro no final de semana e trarão de volta somente a folha na segunda-feira. Propor que os alunos plantem os feijões da experiência em um vaso com terra.

6ª aula:

Conversar sobre as observações dos feijõezinhos feitas no final de semana. Anotar, coletivamente, o resultado das observações que a turma fez.
Ex: Você observou o desenvolvimento de uma semente....
A partir do  2° dia o Feijãozinho...
No 3° dia... E assim por diante.
Comparar os resultados dos feijõezinhos que ficaram sem água e sem luz.
Explicar a necessidade que os seres vivos têm do sol (calor) e da água para sobreviverem.

Recursos Complementares
 
Após uma semana, o feijão poderá ser plantado num vaso com terra ou na horta escolar para que os alunos acompanhem o seu desenvolvimento.
Filmar e fotografar parte do desenvolvimento do projeto, postar no blog do e-proinfo para que as crianças possam visualizar na escola e em suas casas.
Avaliação
 
Ao final do trabalho, propor um desenho e uma roda de conversa para que os alunos registrem o que aprenderam sobre o crescimento do feijão.
(Caso os alunos ainda não estejam na fase alfabética, a professora poderá pedir que eles contem o que escreveram e ela fará a anotação abaixo do texto escrito pelas crianças).
Nessa seqüência didática o professor avaliará se o aluno:
- compreendeu as etapas do desenvolvimento de uma semente;
- conseguiu se expressar, oralmente ou por escrito, sobre o crescimento de uma semente;
- reconheceu a importância da água e da luz (calor)  para o crescimento das plantas.
-Percebeu que suas produções podem ser registradas e compartilhadas em blogs educacionais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário