Atividade 3.4 - desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo: grupo, a distância, nível de intervenção na prática –
Atividade 3.4 - desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo: grupo, a distância, nível de intervenção na prática –
Plantando feijões
Autoras:
Daniela Pegorari Cezar Silva
Sirley Aparecida Bueno Dutra
Daniela Donata Scuderi
S.S.Paraíso-CMEI Otilia Amaral
O
que o aluno poderá aprender com esta aula
. Perceber os cuidados necessários à
preservação da vida e do ambiente.
. Valorizar a vida nas situações que impliquem cuidados prestados às plantas. Perceber que suas produções podem ser registradas e compartilhadas em blogs educacionais
. Valorizar a vida nas situações que impliquem cuidados prestados às plantas. Perceber que suas produções podem ser registradas e compartilhadas em blogs educacionais
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor
com o aluno
Assistir o filme João e o Pe de Feijão disponível em 5
partes no endereço eletrônico: http://www.youtube.com/watch?v=qSKYe7MTROQ&feature=channel&list=UL
Ler o livro João e o Pé de Feijão disponível na
biblioteca do CMEI Otilia Amaral
Estratégias e recursos da aula
1ª aula
Recordar a história (que poderá ter sido trabalhada em
aulas anteriores) o livro João e o Pé de Feijão disponível na biblioteca do
CMEI Otilia Amaral
Realizar o plantio de feijõezinhos com
as observações colhidas durante o seu desenvolvimento.
Combinar com os alunos que será feita a experiência de plantar feijões nos copinhos de café, tendo o algodão no fundo dos mesmos embebecido em água.
Combinar com os alunos que será feita a experiência de plantar feijões nos copinhos de café, tendo o algodão no fundo dos mesmos embebecido em água.
Observar diariamente o desenvolvimento dos feijões e
fazer o registro em uma folha que ficará exposta no varal de trabalhos. (O
plantio poderá ser feito numa segunda-feira, a fim de que os alunos possam, por
10 dias consecutivos, fazer a observação em conjunto).
Paralelamente aos feijõezinhos plantados pelos alunos,
fazer o plantio de três potes de feijões. Um será colocado numa caixa fechada,
outro ficará sem água e o outro será cuidado todos os dias.
2ª aula:
Registro, pelos alunos da observação: 2° dia do
Feijãozinho.
3ª aula:
Assistir o filme
João e o Pe de Feijão disponível em 5 partes no endereço eletrônico: http://www.youtube.com/watch?v=qSKYe7MTROQ&feature=channel&list=UL
Registro do 3° dia do desenvolvimento do feijãozinho.
4ª aula:
Recortar de
revistas variadas, diferentes tipos de sementes que se comem para,
posteriormente, fazer uma colagem sobre o tema.
Registrar o 4° dia do Feijãozinho.
Registrar o 4° dia do Feijãozinho.
5ª aula:
Registro do 5°
dia do Feijãozinho
Os alunos levarão o feijãozinho e a folha para fazerem o registro no final de semana e trarão de volta somente a folha na segunda-feira. Propor que os alunos plantem os feijões da experiência em um vaso com terra.
Os alunos levarão o feijãozinho e a folha para fazerem o registro no final de semana e trarão de volta somente a folha na segunda-feira. Propor que os alunos plantem os feijões da experiência em um vaso com terra.
6ª aula:
Conversar sobre
as observações dos feijõezinhos feitas no final de semana. Anotar,
coletivamente, o resultado das observações que a turma fez.
Ex: Você observou o desenvolvimento de uma semente....
Ex: Você observou o desenvolvimento de uma semente....
A partir do 2° dia o Feijãozinho...
No 3° dia... E assim por diante.
Comparar os
resultados dos feijõezinhos que ficaram sem água e sem luz.
Explicar a necessidade que os seres vivos têm do sol (calor) e da água para sobreviverem.
Explicar a necessidade que os seres vivos têm do sol (calor) e da água para sobreviverem.
Recursos Complementares
Após uma semana, o feijão poderá ser plantado num
vaso com terra ou na horta escolar para que os alunos acompanhem o seu
desenvolvimento.
Filmar e fotografar parte do desenvolvimento do
projeto, postar no blog do e-proinfo para que as crianças possam visualizar na
escola e em suas casas.
Avaliação
Ao final do trabalho, propor um desenho e uma roda de
conversa para que os alunos registrem o que aprenderam sobre o crescimento do
feijão.
(Caso os alunos ainda não estejam na fase alfabética, a
professora poderá pedir que eles contem o que escreveram e ela fará a anotação
abaixo do texto escrito pelas crianças).
Nessa seqüência didática o professor avaliará se o
aluno:
- compreendeu as etapas do desenvolvimento de uma
semente;
- conseguiu se expressar, oralmente ou por escrito,
sobre o crescimento de uma semente;
- reconheceu a importância da água e da luz
(calor) para o crescimento das plantas.
-Percebeu que suas produções podem ser registradas e
compartilhadas em blogs educacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário